Vamos falar de Design? Usabilidade

Os smartphones estão ganhando cada vez mais espaço no uso corporativo e cotidiano, com esse acesso mais facilitado a este tipo de aparelho, surgem milhares de novas aplicações e funcionalidades, algumas com um valor de uso tão estabelecidos que já não são apenas úteis, mas sim necessárias e obrigatórias.

A tecnologia TouchScreen que tanto ouvimos falar atualmente e que de fato torna o uso mais ágil e gera uma sensação de interação muito maior, abre caminho para estudos com a finalidade de aperfeiçoar a interação Homem x Máquina que desempenhávamos em aparelhos com um teclado físico (sem a tecnologia TouchScreen e em alguns casos sem Multitouch).

Muitos pontos podem ser melhorados com as possibilidades que esta tecnologia oferece e o ponto que iremos discutir hoje, é a usabilidade em teclados TouchScreen.

É natural que quando uma nova tecnologia é lançada ela busque se aproximar ao máximo das tecnologias anteriores que já estão bem estabelecidas. Os smartphones TouchScreen mantiveram o mesmo modelo de teclado encontrados em aparelhos com teclado físico, mas o quanto isso permite ao usuário utilizar toda eficiência oferecida pela tecnologia Touch? Pode ser mais rápido? Pode ser mais preciso?

Alguns estudos relativamente recentes realizados pelo americano Cliff Kushler levantam esta preocupação em adequar ou ao menos possibilitar formas diferentes de executar tarefas as quais já estamos habituados. Kushler inventou uma tecnologia chamada Swype, que permite ao usuário digitar textos deslizando o dedo pela tela, cada pausa curta representa um clique. Pode ainda não ser a melhor forma de utilizar o teclado, mas mostra para usuários, desenvolvedores e fabricantes que esta tecnologia pode ter uma forma especifica e mais condizente com suas possibilidade de interação. Claro, existem uma série de questões, inclusive antropológicas, que vão além da tecnologia, mas é importante o estudo e o teste com a finalidade de se obter características que permitam ao usuário usufruir de forma completa o produto que adquiriu.

get

Eu não tive a oportunidade de experimentar o Swype ainda, assisti alguns vídeos e me pareceu algo que exige um pouco de prática e coordenação motora. Os testes realizados comprovam que quando o usuário consegue se adaptar ao Swype ele realmente obtém uma escrita muito mais rápida, mas eu acredito que essa ainda é uma questão em aberto.

Assista ao vídeo do Swype:

Swype

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s