Interdisciplinariedade = Criatividade

A criatividade é habilidade de criar ou transformar tudo aquilo que faça parte do cotidiano ou venha a fazer parte do mesmo, sendo relevante para um significativo número de pessoas. Esta habilidade pode e deve ser exercitada através da experimentação, aplicação e consumo de conhecimento. Entende-se por conhecimento, tudo aquilo que pode ser absorvido por nós de forma concreta ou imagética e que venha agregar uma experiencia ou sensação, logo, se vejo uma forma que não tinha visto antes, eu a visualizo e absorvo-a de forma que saberei identificá-la novamente se necessário.

Quem trabalha diretamente com a criatividade, precisa buscar novas experiencias e novas formas de alcançar determinado objetivo com intuito de fugir da estagnação, criação sistemática e robótica impostas pelo mercado. A interdisciplinariedade pode ser uma grande aliada no exercício desta habilidade, permitindo a troca de técnicas e experiências aplicadas em diferentes projetos.

Eu trabalho diretamente com interfaces, e adoro isto, porém busco conhecer e entender novas áreas com a intenção de promover esse intercâmbio de conhecimentos e possibilidades, por exemplo, as ilustrações me permitem aplicar formas, cores e técnicas que posso vir a utilizar em uma das minhas interfaces, além de criar símbolos e ícones que vão além da realidade deixando a imaginação em um estado de fluidez. A publicidade e Assessoria de imprensa são ferramentas que me ajudam a estudar e entender meu Target final, passando desde a semi-ótica do objeto até o simples exercício do atendimento, gerir pessoas e entender suas necessidades, me auxiliando na busca de formas para oferecer uma usabilidade capaz de otimizar as funcionalidades da aplicação, ao invés de oferecer apenas uma “casca”. O planejamento me coloca em contato direto com o que esta sendo lançado no mercado, quais as possibilidades e principalmente, como posso me diferenciar do que já esta sendo utilizado ou comercializado.

A interdisciplinariedade é uma forma de você entender que existem não uma ou duas formas de se executar uma mesma tarefa, mas milhares e que a criatividade não é algo que pode ser aprendido estudando um tutorial na internet, mas sim através da prática e do exercício constante oferecendo a sua mente, desafios e conhecimentos novos.

Anúncios

1 comentário

  1. Renata · setembro 23, 2010

    E daí vem toda a criatividade necessária nos games, da interdisciplinaridade.

    Que continue pesquisando e se espelhando um pouquinho em cada área. =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s