Análise de Interface: Internet Explorer 9

Como havia comentado no post anterior, irei iniciar uma serie de 3 posts onde irei analisar a interface do: Internet Explorer 9, Firefox 4 e o Google Chrome 11.

Utilizando as novas versões dos navegadores no cotidiano, fica claro, ocorreu uma evolução para todos, alguns padrões de usabilidade começam a se estabelecer mesmo se diferenciando esteticamente, a altura reduzida dos cabeçalhos dando destaque ao conteúdo exibido é uma das principais evoluções e que se encaixa perfeitamente com as necessidades atuais dos usuários.
O suporte as linguagens de programação ainda estão bem diferentes uns dos outros, o que pode prejudicar a imersão do usuário em determinados sites. Outra dificuldade percebida é entender que os usuários utilizam em geral, mais de um navegador e a utilização de alguns símbolos, ícones e os seus respectivos posicionamentos podem se assemelhar a outros navegadores causando uma confusão na navegação, é preciso entender como os usuários interagem não apenas com um navegador, mas com todos.

Internet Explorer 9

A primeira alteração que vemos no I.E 9 é a altura do seu cabeçalho (55px), pequeno e elegante, o internet explorer 9 se comparado com suas versões anteriores, melhorou muito e sem sombra de dúvida começa a tomar uma forma competitiva. Porém, se comparado com os seus concorrentes ele ainda deixa a desejar.


1-Ícones de Voltar/ Avançar página
2-Ícones de manipulação da URL
3-Abas de conteúdo
4-Ícones de funcionalidades gerais, favoritos e página inicial
5-Ícone para inserir novas aplicações
6-Ícone de aplicação instalada.

1-Ícones de Voltar/ Avançar página
Uma das mudanças vistas em mais de um navegador, é o destaque dado ao botão de “Voltar Página”, muito mais utilizado que o “Avançar, o destaque dado, foi merecido, assim evita-se possíveis erros e distrações. Depois de ter feito alguma transição de página, o botão voltar assume uma cor azul marinho, ganhando ainda mais destaque.


2-Ícones de manipulação da URL

Os ícones de manipulação, são aqueles que permitem o usuário “Favoritos”, “Cancelar” ou“Atualizar” uma página. No caso do I.E 9, eles foram separados, o “Favoritos” está junto dos ícones de funcionalidade geral (página inicial e opções) enquanto o “Atualizar” e “Fechar” foram posicionados dentro da barra de URL, o que pode dificultar o seu uso, o “Atualizar” especialmente é bastante utilizado (apesar da tecla de atalho F5) e nesta nova versão ele perdeu seu destaque e sua facilidade de clique, ficando posicionado entre dois ícones.

Foi inserido nessa mesma área, o ícone de “Compatibilidade”, permitindo que determinadas páginas sejam visualizadas com a tecnologia das versões anteriores do I.E.

3-Abas de conteúdo
O posicionamento das abas de conteúdo dentro do cabeçalho do I.E 9 foi mal escolhido, as abas tem que disputar espaço com o campo de URL. Consegui manter aberto no máximo 4 abas sem que prejudique demais a leitura dos títulos das abas, depois disso a visualização e a navegação entre as abas fica difícil e desanimador.

4 abas.

Multiplas abas.

4-Ícones de funcionalidades gerais, favoritos e página inicial
Pagina Inicial”, “Favoritos” e “Opções” foram agrupados no canto direito da tela mas sem um objetivo claro, pois os dois primeiros itens citados, são elementos que quando utilizados interagem ou alteram os dados inseridos no campo de URL. “Opções” por sua vez, se refere a opções de internet, privacidade e etc…

5-Ícone para inserir novas aplicações
Uma das novidades mais bacanas dos novos navegadores é possibilidade de adquirir aplicativos e plugins, permitindo ao usuário a customizar o seu navegador e criar um fluxo de utilização diferenciado de navegador para navegador. Porém, esta nova possibilidade foi mau comunicada, ela é representada por simbolo de mais, muito semelhante ao util
izado em navegadores como Firefox, para adicionar novas abas. Fica claro no I.E 9, que o símbolo de “+” serve para adicionar algo ao navegador, mas o que? Existe espaço suficiente na área para trabalhar com uma ancora textual, ao menos até os usuários criarem um hábito.

6-Ícone de aplicação/plugin instalado
As aplicações depois de instaladas são alinhadas de forma horizontal no espaço que em versões anteriores pertecia as abas.

Conclusão
Como falei no começo, o I.E 9 evoluiu bastante e começa ter condições de oferecer uma boa navegação aos usuários, mas ainda existem umas questões básicas que precisam ser melhoradas, o conceito de guiar o usuário de acordo com as funcionalidades desejada, como utilizado no botão “Voltar”, não foi empregado no restante da interface. Em relação ao posicionamento das abas, eles conseguiram reduzir o ruído delas com o conteúdo, mas acabaram por sacrificar a leitura dos títulos das páginas abertas. Outro ponto que me preocupou bastante, foi a distribuição dos ícones, achei que não foram bem escolhidos podendo prejudicar a navegação. 

Ao final deste especial, farei uma comparação entre todos navegadores.

 

 

Anúncios

1 comentário

  1. Cebes · abril 12, 2011

    Ai meu caro, muito boa a avaliação! Manda essas dica lá pros programadores, pois quem sabe eles dão um “jeitão” nesse navegador, que é usado apenas por quem está na inércia…
    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s