Twitter: Nova página inicial

Dando uma breve pausa nos post’s sobre os novos navegadores, irei falar da mudança na interface da tela inicial do Twitter. Será que essa mudança só reflete uma nova estética? Claramente que não, as redes sociais surgiram depois que o foco passou a ser centrado no usuário e suas variações de estilo, personalidade e anseio, alterando a forma como interagimos com marcas, produtos, informações e entre nós mesmos. Agora os produtos se adequam a nós, e não o contrário.

O Twitter entende isso e a mudança em sua tela de login, veio para facilitar e melhorar o uso de alguns mecanismos que não funcionavam tão bem quanto deveriam. Mas porque essa demora na mudança? As mudanças no Twitter vem ocorrendo de forma progressiva, onde primeiramente esperaram os usuários se habituarem com as mudanças na interface dos perfis e timelines.

Para entender as mudanças realizadas, vamos olhar a tela antiga:


Nesta versão, nos deparamos com um excesso de informações, sendo que talvez o usuário só queira “Logar” ou se “Cadastrar”.

1- A marca & Busca:
A marca e o campo de busca, são os elementos que dão inicio a ordem de leitura. Ambos estão bem empregados.

2-Últimos Tópicos:
Essa chamada para os tópicos que estão sendo discutidos no twitter, podiam ficar exclusivamente no perfil do usuário, assim como as Hashtags mais comentadas ficam.

3-Lista com pessoas que estão cadastradas no twitter:
Não acredito que o twitter precise mais exibir a quantidade de usuários inscritos, é uma rede estabelecida e não será a quantidade de usuários que vai comprovar a qualidade dos serviços oferecidos.

4-Os tweets mais em evidencia no momento:
Esta sessão tem o mesmo valor do item “2”.

5-Vídeo falando da nova versão do twitter:
O vídeo mostrando as melhorias do novo twitter foi uma ótima aplicação de um tutorial, mas a partir do momento que os usuários se habituem com as atualizações e a maioria dos erros sejam tratados, esse vídeo poderá ser exibido em uma seção exclusiva para novos usuários.

6-Cadastro:
Sem sombra de dúvidas o botão que leva até a página de cadastro esta bem evidenciado, porém disputa e invade o espaço dos campos de “Login” e “Senha”.

7-Login & senha:
Um dos pontos mais criticados são os campos de “Login” e “Senha”, para acessá-los o usuário deve clicar uma vez para que os campos sejam exibidos e depois clicar nas áreas determinadas para poder inserir os dados. Caso os dados estejam errados, o usuário é direcionado para uma nova página onde o foco é totalmente centrado nesses campos.

8-Mapa do site:
Termos de uso, links para informações secundárias e trocar a linguagem.

Conclusão:
Na versão antiga, o mais preocupante é a forma como os campos de login e senha foram inseridos na interface, de forma quase inexpressiva, voltando todo o seu foco para cadastro de novos usuários. Uma interface deve ser de fácil uso tanto para novos usuários, como para usuários mais experientes. Além disso existe um excesso de informações secundárias na tela.


Nova Interface

A nova interface tratou todos os pontos que mencionamos acima, combinando uma boa estrutura organizacional com um re-design muito mais atrativo que o anterior. A interface esta muito intuitiva, com as funcionalidades bem determinadas oferecendo uma ordem de leitura mais dinâmica.

1- A marca juntamente & Campo de busca:
A marca e o campo de busca foram separados, a marca esta mais discreta, pois já exerceu sua função de impregnação. O “campo de busca” além de oferecer sua funcionalidade, serve como um reforço para o slogan: “Follow your interests”. Continuam empregados de forma inteligente.

2-Últimos Tópicos:
Estes dados foram excluídos da seção inicial.

3-Lista com pessoas que estão cadastradas no twitter:
Os usuários cadastrados, continuam a ser exibidos, mas agora de forma que integrem e componham a interface. Uma vez que as imagens vão se alternando, cria uma sensação que nós usuários, realmente constituímos esta rede, uma apelo Dionisíaco (um apelo ao sentimento, a sensação).

4-Os tweets mais em evidencia no momento:
Estes dados foram excluídos da seção inicial.

5-Vídeo falando da nova versão do twitter:
O vídeo não é mais exibido na tela inicial, já cumpriu seu papel de introduzir os usuários a nova interface.

6-Cadastro:
O cadastro pode ser realizado diretamente na tela inicial, evitando fadigas e tornando a operação algo muito simples e intuitiva. Além disso, essa área não disputa mais espaço com Login e Senha.

7-Login & senha:
O campo de “Login” e “Senha”, já estão expostos na página inicial, o usuário tem uma redução de um clique nesta operação. Ao clicar em um dos campos de inserção de dados, este é evidenciado a partir de um clareamento da área e caso os dados sejam inseridos estejam errados, o usuário é direcionado para uma nova página, onde o foco é totalmente centrado nesses campos.

8-Mapa do site:
Termos de uso, links para informações secundárias e trocar a linguagem. As linguagens também já começam expostas, reduzindo um clique desta operação.

Conclusão:
A nova interface do Twitter é um exemplo perfeito de como um design atrativo aliado a uma estrutura organizacional bem pensada, torna a utilização de uma interface algo bem mais intuitivo e divertido, o usuário não precisa pensar para encontrar determinados elementos, nem se preocupar se a forma como esta executando uma determinada ação esta correta ou não, ele simplesmente é guiado através de suas necessidades. Ou seja, as mudanças realizadas nessa tela inicial, são muito mais referente a questões de usabilidade do que estética, onde todas as operações foram facilitadas. Na minha opinião, a equipe do Twitter acertou em cheio.

Anúncios

4 comentários

  1. cebesjr · abril 25, 2011

    Ae meu caro,
    muito bom o post… continue com essas avaliações que são muito bem feitas!
    abraço

  2. Jane Vita · maio 10, 2011

    Parabéns pelo post, a análise está super bem feita.
    Eles conseguiram focar em dois publicos muito importante, os que já são os usuários e os que querem ser… E a frase conceito está com destaque interessante seguindo modelos de conversão bem claros usados para landing pages.

  3. Paulynho Lima · julho 2, 2011

    bom bom, mt bom msm.

    Parabéns pelo Post.

    essas obersavações foram bem vistas mesmo.

    Percebi que na 1º Página ( Antiga ) , eles focavam mais a atenção no Usuário Novo ” aquele que iria se cadastrar ” na rede, e o Atual Usuário não tinha a sua atenção necessária.

    Parabéns.

  4. Vanda · agosto 10, 2011

    Nossa muit foda essa nova pag, cara o twitter ficou irado…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s