Entrevista: Jon Burgerman – Ilustração & Interface

É com muita felicidade que venho publicar no post de hoje, uma entrevista que realizei com o Designer & Ilustrador britânico Jon Burgerman. Depois que vi uma matéria sua na 30º edição da revista Computer Arts Brasil, tive a ideia de convidá-lo para falar um pouco sobre a aplicação de ilustrações em interfaces, para que as pessoas tenham oportunidade de conhecer um excelente designer e também ver que o design e a arquitetura da informação podem andar lado a lado.

Jon trabalha com um estilo próprio de ilustrações, e tem conseguindo aplicar seus trabalhos nos mais diversificados produtos, tendo desenvolvido trabalhos para clientes como: Adidas, Puma, Rip Curl, Sony e Pepsi. Além disso, colaborou com o game Little Big Planet e criou o aplicativo para iphone Inkstrumental que permite o compartilhamento de músicas.

Bom Jon, é um prazer tê-lo nessa breve entrevista para o Café Interativo, admiro seu trabalho e acredito que contém uma boa dose de bom design. Parabéns.

Café Interativo – Você trabalha com ilustrações muito bem e conseguiu aplicá-las de uma forma muito atrativa. Você acredita que o estudo e aplicação de ilustrações em uma interface podem promover um sentimento maior de imersão ao usuário em relação ao conteúdo?

Jon Burgerman – Pessoas precisam de uma forma de entender como se usa ou aplica ou interage com as coisas. Personagens e ilustrações podem prover isso quando necessários. Eu penso que nos relacionamos melhor com outras pessoas, mesmo que essas “pessoas” não sejam pessoas, mas personagens ou seres.

Café Interativo -Que dificuldades você vê na aplicação de ilustrações em interfaces?

Jon Burgerman – Aonde elas não são necessárias só confundem. Menos é mais e elas só devem ser usadas quando necessárias e vitais.

Trabalho desenvolvido na Alemanha para Pressalit

Café Interativo – Notamos em alguns projetos uma falta de preocupação em combinar arquitetura de informação com um design atrativo. Como você vê isso?

Jon Burgerman – Sim, normalmente um aspecto se impõe sobre o outro. É um problema comum, mas quando os dois são casados perfeitamente é ótimo e você nem nota a diferença entre um e o outro.

Café Interativo – Como você vê o uso de ilustrações em interfaces hoje em dia? E como você acha que essa combinação pode evoluir?

Jon Burgerman – Quando as duas são combinadas perfeitamente e as ilustrações agem como uma forma integral de permitir ao humano entender e usar a interface sem pensar a respeito, é sublime.

Esquerda: Ilustração desenvolvida para Pepsi.     Direita: Tênis desenvolvida para Puma.

Jon Burgerman

Site: http://www.jonburgerman.com
Twitter
: @jonburgerman
Flirck:
http://www.flickr.com/photos/jonburgerman


Agradecimentos ao Frederick Van Amstel e ao Bernado Braga pela ajuda na organização e tradução da entrevista.

Anúncios

3 comentários

  1. iris ferrera · maio 11, 2011

    O bacana deste olhar é que o Jon fala de personagens falando com as pessoas dentro das aplicações e da ajuda que isto traz para aproximar os usuários das soluções.

    Humanizar é algo que temos que colocar na cabeça quando criamos soluções não só ergonomicamente falando mas visualmente tb. Muito pertinente!

    Adorei a entrevista e precisamos de uma segunda!

    Bjo

  2. Edu Agni · maio 11, 2011

    Opa, boa matéria Gabriel… parabéns pela iniciativa da entrevista 🙂
    Abçs

  3. reusmachado · maio 13, 2011

    Não conhecia muito o designer e aproveitei p dar uma olhada no trampo dele depois de ler a entrevista. Muito bom o trabalho dele, e excelente entrevista.
    Parabéns!
    Um abraço,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s