Interação homem x máquina: Tecla F5

Estamos sempre falando de interfaces e usabilidade em sites e aplicações, porém neste post resolvi dar atenção a interação homem x máquina, interação que pode passar desapercebida, mas também pode levantar grandes discussões e nos fazer voltar a atenção para os detalhes, para as coisas mais simples e que compõe o produto como um todo.

Ao ter uma experiência com três diferentes marcas de notebooks (Macbook, Dell e Sony Vaio) e com uma conexão “Wi-fi” não tão boa, foi-me exigido utilizar a tecla F5, que conforme as convenções em computadores desktop é a tecla responsável por atualizar páginas de internet, ou seja, solicita ao servidor web que re-envie os arquivos para o navegador do usúario. Em notebooks, algumas teclas acumulam mais de uma função e por isso existe uma tecla chamada “fn” (function) para que seja possível utilizar as funções secundárias de uma tecla, é ai que nossa discussão terá início.

Dell Inspirion & Macbook Pro:
Tanto no Dell, quanto no Mac, para conseguir atualizar uma página web o usuário precisa pressionar a tecla “fn” e depois a tecla “F5”, caso contrário ele irá alterar o brilho de sua tela. No Dell o brilho aumenta, enquanto no Mac o brilho diminui.

 Sony Vaio:
Eu utilizei o Sony Vaio depois da minha experiência com o Dell e com Mac, e ao pressionar a tecla “fn” seguida da tecla “F5”, fiquei surpreso e frustado em ver que diminui o brilho da tela ao invés de atualizar a página, para atualizar a página bastava pressionar apenas a tecla “F5”.

Se levarmos em consieração que o Sony Vaio tentou preservar a forma de interação que os usuários trouxeram dos desktop, a utilização direta da tecla F5 para a funcionalidade de atualizar faz sentido, mas será que utilizamos os notebooks da mesma forma que desktop? Não, os notebooks oferecem uma forma diferente de interação, é possível estar em ambientes variados sem uma forma padrão de iluminação, o que tornaria para alguns usuários a variação do brilho uma ferramenta bastante útil, justificando assim a escolha dos produtos da Dell e Apple.

A vantagem do produto da Sony sobre os outros dois concorrentes está relacionada a forma de conexão com a internet (geralmente em notebooks é “Wi-fi”). Dependendo da quantidade de aparelhos conectados e a velocidade disponibilizada pelo servidor. a conexão pode sofrer inúmeras formas de interferência e instabilidade, fazendo com que a tecla F5, para atualizar páginas de internet, seja uma ferramenta mais necessária do que a alteração do brilho.

 Esse detalhe com certeza não seria um fator determinante para definir uma compra, mas é um detalhe que compõe o produto como um todo e influencia diretamente na forma como nós usuários interagimos com sites e aplicações web. Acredito que os detalhes devem ser tão bem pensados quanto os elementos mais complexos e elaborados.

Anúncios

3 comentários

  1. cebesjr · maio 27, 2011

    Ae meu caro, curti o post… Não sei se é bom ou não, mas porque trocar a função de teclas? Apenas para dizer que e diferente?

  2. Caio Teixeira · maio 27, 2011

    Em países que a conexão de rede não é fadigada como aqui em nosso país não é tão necessário a tecla F5. Talvez seja uma explicação para o certo desdém que alguns fabricantes tem com ela. Bom artigo, parabéns…

  3. Renata · outubro 19, 2012

    Engraçado…no meu Macbook Air a tecla F5 não atualiza a pág. do nabegador em hipotese alguma. Nem c a tecla Fn junto, nem sozinha…nada. To rodando a internet atrás dessa informação, mas não encontro…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s