WordPress: Evolução da Interface Administrativa

Quando eu vim inserir o post anterior no wordpress, tive uma supresa muito boa, a interface da seção administrativa havia mudado, e pra melhor. Sempre fui um defensor do wordpress, e a maioria das pessoas com quem converso indicam que preferem outros serviços de blog, porque acham-no uma ferramenta muito difícil de trabalhar.

Comparado ao Blogger, por exemplo, o wordpress possui uma estrutura organizacional muito superior, além de uma interface melhor definida, fruto de um trabalho constante de estudo e implementação de melhorias que datam desde 2003.

Linha do tempo:

2003 – Gold  0.71               2004 – Miles 1.0.1               2005 – Stayhorn 1.5

   

2005 – Duke 2.0                2008 – Brecker 2.5              2008 – Coltrane 2.7

   

A versão 2.7 deu ínicio ao estilo visual que o wordpress utiliza atualmente, e ao contrário das versões anteriores, as mudanças na interface tem sido realizadas para melhorar esse estilo e não para modificá-lo totalmente, como veremos na análise comparativa entre a versão 3.1.1 e a versão 3.2.

Análise Comparativa

Em relação a versão anterior, as mudanças possibilitaram a composição do menu como uma unidade,  facilitando a distinção entre as seções. A seção em uso ganhou um destaque que ajuda o usuário a se recordar em qual seção esta, facilitando assim, o deslocamento para uma outra área, servindo como uma âncora e também como um ponto de referência. As áreas de contraste também estão mais delieadas e consistentes, de forma geral a interface ficou mais atrativa  e melhor delineada tornando sua  navegação mais pontual e ágil.

Um outro ponto que merece destaque, é a possibilidade do usuário esconder todo o menu lateral, deixando apenas uma barra de ícones vísivel. Existem usuários (eu sou um deles) que preferem focar em uma determinada área enquanto executam uma ação. Essa opção permite uma customização na  forma de usar o sistema wordpress, ou seja, o sistema se adapta as necessidades do usuário e não o contrário.

O legal de ressaltar essas modificações, é mostrar como essas pequenas melhorias fazem parte de um processo de constante evolução que já tem 8 anos. Estudar e entender como o usuário se comporta é algo constante e que sempre vai exigir de sistemas, sites e de nós designers, a capacidade de acompanhar a evolução do usuário e suas necessidades de interação, visualização e compartilhamento.

Fontes de pesquisa:

http://www.wordpress.com
http://www.wpbeginner.com/showcase/evolution-of-wordpress-user-interface-2003-2009/ (recomendo)

Anúncios

2 comentários

  1. cebesjr · maio 31, 2011

    Muito Bom!!!

  2. David · maio 31, 2011

    Maneiro!
    Realmente o wordpress foi uma das ferramentas que ajudaram a revolucionar a forma como os sites eram feitos….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s