Heurística: Imersão

Com o “Boom” das Apps Stores e consequentemente das apps para dispositivos móveis (me refiro a smartphones e tablets), é muito importante que essas aplicações consigam suprir as necessidades do usuário e as expectativas que levaram-no a aquisição delas. É neste ponto que os princípios heurísticos se tornam importantes. Eles visam estabelecer alguns pontos que norteiam o desenvolvimento da interface no intuito de garantir uma boa usabilidade e experiência do usuário.

As 10 heurísticas sugeridas por Jakob Nielsen, podem ser consideradas as mais conhecidas, sendo constituídas por: 1) Feedback, 2) Falar a linguagem do usuário, 3) Saídas claramente demarcadas, 4) Consistência, 5) Previnir Erros, 6) Minimizar a sobrecarga de memória do usuário, 7) Atalhos, 8 ) Diálogos simples e naturais, 9) Boas mensagens de erro e 10) Ajuda e documentação.

As heurísticas, não são regras, elas variam de acordo com a necessidade e dinâmica de cada projeto. Conversando com Edu Agni,e Frederick Van Amstel, entendi que novos pontos heurísticos podem ser estabelecidos toda vez que surgem novas necessidades. Claro, desde que esses pontos venham a contribuir de forma positiva para o projeto. As necessidades aparecem conforme as interações se tornam mais complexas, levando ao surgimento de novas tecnologias, plataformas e formas de interação.

Imersão

Smartphones e tablets possuem telas menores e possibilitam o uso de apps em qualquer lugar e a qualquer hora, são plataformas mais ágeis, mas também mais suscetivas a perda de foco.Por tanto, penso na imersão como sendo uma heurística tão importante para smartphones e tablets, quanto a consistência.

A imersão visa dois aspectos:

1) Explorar as potencialidades da tecnologia touchscreen com a finalidade de diminuir a influência do ruído externo no usuário (perda de foco), permitindo que este usufrua melhor dos recursos oferecidos pelo aplicativo.

2) Explorar as potencialidades da tecnologia touchscreen no intuito de oferecer uma ótima experiência do usuário, na qual ele goste de interagir com a aplicação, e esta reaja visivelmente as suas interações.

Na minha opinião, essa heurística é inteiramente subordinada a de consistência, uma vez que os “gestures” aplicados em uma seção do app devem ser replicado nas demais. Por exemplo, se em uma determinada seção do aplicativo damos um clique duplo na tela, e a aplicação reage dando Zoom no conteúdo, as seções seguintes devem preservar o mecanismo de clique duplo resultando na mesma reação.

Fontes:
http://www.mobileapptesting.com/jakob-nielsen-on-the-problem-with-tablet-apps/2011/04/
http://www.agni.art.br/
http://usabilidoido.com.br

[1] “Gestures”: Gestures são os gestos utilizados na tecnologia touchscreen, para mais informações recomendo a leitura do material desenvolvido por Luke Wroblewski http://www.lukew.com/ff/entry.asp?1071

Anúncios

3 comentários

  1. Frederick van Amstel · junho 20, 2011

    Gabriel, isso é uma heurística com certeza, mas como toda heurística, é fruto de experiências pessoais. Eu tenho uma experiência diferente com mobile. A meu ver, o quanto menos imersivo for uma aplicação mobile, melhor. Quando você usa um dispositivo móvel é porque você está fazendo alguma outra coisa ao mesmo tempo. Se esse dispositivo exigir que você se concentre nele, você perderá o foco da atenção no que está realmente faznendo. O ideal é que você possa operá-lo apenas com uma mão e com o canto de olho enquanto fala com uma pessoa ao seu lado. Agora se você está falando de tablets, o contexto é outro.

  2. Gabriel Pinheiro · junho 20, 2011

    Boa Frederick, concordo contigo, smartphones e tablets oferecem experiências diferentes.

    Quanto a forma ideial para utilização do smart, eu acho que isso vai depender de algumas variáveis, como por exemplo, a natureza do app.

    Boa discussão!

    Abraço

  3. Henrique Lobo · junho 20, 2011

    Boa percepção sobre a manutenção da consistência do aplicativo através de “gestures” padronizados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s