Análise de Interface: Panda Cósmico (Youtube) – Parte 1

O Youtube lançou uma nova versão de interface buscando oferecer melhorias na experiência do usuário e um design muito mais elegante, sem alterar drasticamente a forma de interagir já assimilada anteriormente. Aliás, melhorias com um conceito muito próximo das oferecidas recentemente pela ferramenta administrativa do WordPress.

 A nova versão chamada de Panda Cósmico, segue uma tendência atual dos produtos da Google, onde podemos perceber uma inserção maior de áreas de contraste, tornando a interface mais delineada, elegante e intuitiva.

 Para entender melhor essa mudança, vamos analisar numa série de dois posts, duas seções distintas da versão antiga e da versão nova, começando pela seção “Home”.

 Análise da Versão antiga: Home



Análise geral:
A interface desta versão do Youtube segue uma tendência mais “clean,” com uma divisão discreta das áreas de conteúdo destacando os elementos de maior importância através de seu posicionamento na ordem de leitura e de um agrupamento por proximidade.

 1-Marca & Barra de Busca:
A marca e a barra de busca são os primeiros elementos que visualizamos ao acessar o site, neste caso a busca é um elemento tão importante quanto em um e-commerce, pois permite que usuário explore o site como desejar, tornando a experiência mais dinâmica e com uma navegação mais alinhada aos seus interesses.

 2-Itens secundários & Administrativo:
As opções secundárias foram agrupadas por proximidade, sendo compostas por três seções: “Procurar” é uma seção um pouco redundante, uma vez que te leva para um página muito semelhante a “Home”, “Enviar vídeos” que na verdade é a funcionalidade que move o site, por ser um site de compartilhamento colaborativo, os usuários são responsáveis por alimentar o conteúdo que outras pessoas irão acessar. E por último, acesso ao seu canal no Youtube, onde é possível visualizar os seus vídeos, favoritos e etc…

 3-Opções de conta & Recomendações:
O que difere a “Home” da Seção “Procurar”, é que na “Home”, o youtube exibe algumas recomendações de vídeos e canais que talvez se encaixem com seu perfil cadastrado.

 4-Vídeos:
Neste ponto visualizamos conteúdo para usuários que não entraram no site com um objetivo definido eque dispõem de tempo para explorar os vídeos sugeridos.

5-Tendências & Vídeos em destaque:
Outra forma de oferecer mais conteúdo que possa ser de interesse aos mais variados targets.

Análise do Panda Cósmico: Home

Análise geral:
Assim que olhamos a versão “Panda Cósmico”, percebemos uma mudança que sutilmente introduz áreas de contrastante delineadas com um design elegante. Além disso, é perceptível a inserção de funcionalidades e seções constituídas de acordo com as necessidades dos usuários.

 1-Marca & Barra de Busca:
A marca assumiu uma característica mais sóbria, com finalidade de se integrar a interface, enquanto o campo de busca, agora mais evidente, englobou as informações secundárias.

 2-Itens secundários :
As informações secundárias estão agrupadas de forma mais coerente, semelhante inclusive a campos de URL de navegadores como Internet Explorer e Firefox. A funcionalidade “Música” foi adicionada, trazendo uma seção repleta com vídeos musicais, com certeza entendendo que um dos principais motivos de acesso se dá por conta de clipes e shows.

 3Administrativo:
A seção administrava, esta mais distante do restante dos elementos do cabeçalho, mas totalmente evidente para usuários que a procuram.

 4-Opções de conta:
As únicas alterações neste tópico foram para equilibrar a interface, adaptando seus elementos para as melhorias de design.

 5-Recomendações:
Assim como na versão anterior, é possível marcar vídeos recomendados para serem visualizados depois, uma solução para usuários que não dispõem de tanto tempo explorarem essa área.

 6-Tendências & Vídeos em destaque:
Outra forma de oferecer mais conteúdo que possa ser de interesse aos mais variados targets.

No próximo Post:
Análise das seções internas do Youtube e considerações finais.


Anúncios

1 comentário

  1. cebesjr · julho 14, 2011

    Ae meu caro, bem legal… sempre uma análise bacana!
    Espero as considerações finais…

    abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s