Análise de Interface: Stfor.me

Depois de algum tempo sem postar, estamos voltando as atividades com uma análise de interface de um site muito bacana, o Stfor.me, uma abreviação de “Sound Tracks for me”. Este site é um widget do “Groove Shark” e permite que você busque e escute trilhas sonoras de filmes e seriados.

 Ao utilizar gostei bastante da interface, achei ela minimalista e confortável, mas após algumas buscas e explorando o site por mais tempo, percebi que alguns itens poderiam ser melhorados, tornando a interface muito mais intuitiva.

 Análise:

 

 1-Marca:
O posicionamento da marca esta bom, ao passar o mouse em cima ela reage alterando algumas cores.

 2-Busca:
A barra de busca esta bem posicionada e é auto explicativa, além disso ao iniciar uma busca ela traz abaixo os títulos existentes no site que se enquadrem com sua pesquisa. Como mostra a imagem abaixo:


 Porém, quando o resultado da busca é negativo, e o que foi pesquisado não se encontra no acervo, o site não fornece qualquer tipo de feedback ao usuário, isso me fez perder algum tempo esperando que algo acontecesse.

3-Contato:
O contato foi posicionado perfeitamente como um elemento secundário, distante das outras funcionalidades, mas não menos visível.

 4-Lista e Controle das trilhas:
Quando passamos o mouse em cima desta barra lateral semi escondida, ela se expande exibindo a lista das trilhas escolhidas e os controles do player. Porém só se descobre isto se passarmos o mouse em cima, não existe nenhum tipo de título ou ícone que nos guie ou indique aquela área.

 5,6-Título e lista de Thumbnails:
O título e a lista de thumbnails esta organizada e diagramada de forma simples e muito intuitiva.

Análise Busca:

Se ao acessar o site, e o usuário preferir usar diretamente a barra de busca ao invés de percorrer o acervo de títulos listados na página inicial, ele será encaminhado para uma outra página.

 1-Marca:
O título do CD é acompanhado por botões que permitem o usuário compartilhar com suas redes sociais, twitter e no facebook, achei isso muito bom, adicionou uma forma do conteúdo se tornar mais relevante para o usuário.

 2-Play:
O botão play é extremamente intuitivo, mas ao clicar nele o usuário não recebe feedback algum, se as músicas estão sendo carregadas, se deu algum problema, ou seja, se as trilhas demorarem para serem carregadas o usuário vai ficar perdido e a única forma de acompanhar este processo é passando o mouse na barra lateral do tópico 3.

 3-Lista e Controle das trilhas:
Quando passamos o mouse desta barra lateral semi escondida, ela se expande exibindo a lista das trilhas escolhidas e os controles do player. Porém só se descobre isto se passarmos o mouse em cima, não existe nenhum tipo de título ou ícone que nos guie ou indique aquela área.

 —–

Mini-glossário

-Widget: pequenos aplicativos derivados ou que fazem parte de uma aplicação maior.
-Groove Shark: Site para ouvir e criar listas de músicas
-Thumbnails: São amostras de imagens

Anúncios

1 comentário

  1. Lucas · agosto 21, 2011

    Olá Gabriel, sou um dos colaboradores do stfor.me. Agradeço pela sua análise e vamos estudar a implementação das sugestões de melhoria.

    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s