Entrevista: Jane Vita – “Gamification”

Jane Vita, obrigado por participar dessa entrevista para o café interativo. Gosto muito da forma como você trabalha e é um prazer poder contar com você  para este novo post, levantando assim, um pouco mais de debate sobre um tema muito comentado atualmente: “Gamification”. Obrigado.

Café Interativo: Jane como você conceituaria o “Gamification?

Jane Vita:  Eu definiria “Gamification” como o uso das técnicas de jogos em outras áreas, com o objetivo de engajar o usuário.

Café Interativo: Para você, o que o “Gamification” representa para o usuário final? E o que pode representar comercialmente?

Jane Vita: Para o usuário final é uma maneira de despertar, manter o interesse, ter reconhecimento e diversão. Comercialmente é uma forma de conseguir atratividade para alguns assuntos que não possuem grande escala de interesse, pode ser usada para o reconhecimento usuários mais ativos, fora muitas outras como incentivar o compartilhamento.

Café Interativo: Você acha que esse modelo tem se disseminado mais por conta da revolução mobile que estamos vivenciando? Você vê o “Gamification” mais presente ou apto para estas plataformas (smartphones e tablets)?

Jane Vita: Com certeza o crescimento do mercado mobile trás inúmeras possibilidades para a implementação de sistemas de gameficação, porém eu considero a causa dessa disseminação, o crescimento e a popularização causada pelos social games.

Café Interativo: Você acha que pode ser visto como uma ferramenta a mais para os designers de interação?

Jane Vita: Com certeza, não deve ser regra para estimular o engajamento, mas entre as metodologias usadas para o engajamento, com certeza pode ser estudada e se identificada como necessária, ser aplicada da maneira correta. Existem várias formas de se gameficar uma ação, que não somente o esquema de reputação e a coleta de badges, por exemplo. A Gamefication é uma das formas de atingir aquele último usuário da escala de interesse e precisa ser realmente adequada, pensada ao longo uso do produto ou em determinado espaço de tempo.

Café Interativo: Jane, quais cuidados que você recomenda ao utilizar o “Gamification”? E como identificar os projetos onde a sua aplicação pode otimizar os resultados obtidos?

Jane Vita: Deve-se ter muito cuidado ao usar as técnicas de Gamification, principalmente quando a ideia de gameficar parte da copia de algum outro modelo. Cada produto tem suas particularidades, sua identidade, sua linguagem, seus objetivos. Ao se espelhar em modelos prontos deve-se considerá-lo como uma forma de aplicação e criar sua própria estrutura de gameficação.

Jane Vita: Primeiramente, saber quais as necessidades que levam à aplicação desta metodologia, caso a solução realmente seja a gameficação deve-se estudar a melhor técnica a ser usada, exemplo: montar um ranking com usuários mais engajados, pontuação com bonificação, coleta de badges, reputação e abertura de itens surpresa, entre muitas outras.

Com certeza uma delas ou a combinação adequada de algumas dessas técnicas podem trazer bons resultados para o negócio. Pensar em gameficar não é só aplicar a técnica e pronto, deve-se acompanhar os resultados, receber os feedbacks dos usuários e implementar a ação por tempo indeterminado.

Ações que não fazem parte de uma campanha com começo e fim possuem grande risco e precisam ser monitoradas e constantemente adaptadas. É fácil você se surpreender com um usuário que consegue todos os objetivos numa semana.

Café Interativo: E para finalizar, será que você poderia nos dar alguns bons exemplos da utilização do “Gamification” em plataformas web e mobile?

Jane Vita: Existem inúmeras e boas aplicações, o que tornou possível esse “boom” e sucesso das técnicas da gameficação. Vou citar as três que mais gosto:

Empireavenue
É um jogo integrado com as mídias sociais (Facebook, twitter, youtube, flicker…), o usuário é bonificado através da sua interatividade social. Ele conecta várias das suas contas pessoais e conforme as usa vai acumulando pontos.

O objetivo do Empire Avenue é aumentar o valor das suas ações e outras pessoas investirem. Quase que uma bolsa de valores onde o capital é a sua reputação.

Foursquare
www.foursquare.com
Foursquare é um microblog e rede social que permite ao utilizador indicar onde se encontra, fazer o checkin, e procurar por contatos que estejam próximo desse local.
Pelo menos é esse o objetivo deles, mas o fato é que a funcionalidade mais usada é justamente o acumulo de badges que se ganha ao dar vários checkins e se tornar o maior frequentador de lugares específicos. Ser o major de um determinado lugar já se tornou uma febre. Tem gente dando checkin até em farmácia no meio da madrugada e em posto de saúde quando vai dar vacina ao filho.

Campanha da Idade Interior da Unimed
www.idadeinterior.com.br
A Unimed criou uma campanha de conscientização para os usuários de Internet mostrando a importância de manter a saúde. Com os dados obtidos é possível entender como está a população quanto à esta consciência e melhorar seus serviços. Dados realmente preciosos os quais estão de posse da Unimed e que ela pode usar como bem entender.

Como funciona: o usuário faz um teste para descobrir a sua idade interior, respondendo questões envolvendo os assuntos alimentação, saúde e estilo de vida. Depois de fazer o teste, ele recebe as informações ali no site mesmo e pode divulgar o resultado no Twitter, Facebook e Orkut, estimulando os seus amigos a participarem. Hoje (26/09/2011) entrei no site da campanhas e eles já estavam com 5012573 usuários. Inclusive já foram implementadas novas funcionalidades como conectar logo no início a sua conta do Facebook. Mostrando que realmente estão monitorando o produto.

Espero que eu tenha respondido adequadamente as suas perguntas e fico a disposição para quaisquer dúvidas. Obrigada.


Conhe mais o trabalho da Jane Vita:
www.janevita.com.br
@janevita

2 comentários

  1. Henrique Lobo · setembro 28, 2011

    Parabéns pela entrevista, muito esclarecedora.

  2. janevita (@janevita) · setembro 29, 2011

    Eu esqueci de comentar do Nike Plus, vale conferir!

    http://nikerunning.nike.com/nikeos/p/nikeplus/pt_BR/plus/#//dashboard/

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