Microsoft: Muito além do “Touch”

A Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen vem a muito tempo fornecendo soluções tecnologicas, muitas pessoas criticam os produtos desta empresa, por falhas apresentadas em versões anteriores e pelo seu navegador Internet Explorer, que foge muito dos padrões encontrados em ‘browsers’ que oferecem uma navegação mais adequada com os padrões atuais(chrome e firefox).

Ao longo dos últimos aproximadamente três anos, a microsoft vem se re-inventando e oferecendo soluções diferenciadas para produtos já existentes, e isso é ótimo, porque oferece a possibilidade de escolha entre formas de interações que melhor se enquadrem no perfil de um usuário em específico. Pegando como exemplo, os líderes de mercado Iphone e Android que oferecem formas de interação muito similares, não por acaso que existe uma guerra de patentes entre Apple e Samsung, quem já teve oportunidade de mexer em ambos aparelhos sabe o que estou falando.

A Microsoft tem capacidade para se tornar uma líder em tecnologia num futuro próximo, com produtos inovadores oferecendo uma experiência do usuário diferenciada. Veja abaixo alguns produtos que podem se desenvolver e garantir algumas inovações, que vão muito além do Touchscreen:

Microsoft Surface:
Microsfot Surface é um tablet voltado para diversas finalidades comerciais e de entrenenimento, imagine você entrar em um restaurante e colocar seu cartão de crédito em cima de uma tela e poder arrastar os itens consumidos para ele? Demais né?


Kinect:
O Kinect é mais conhecido permitindo que se jogue no xbox apenas com o movimento do corpo, e vem sendo utilizado em diversos experimentos que vão render algumas interações bem bacanas daqui algum tempo.


Tela Touch Auto limpante:
Quem nunca se irritou após utilizar o touchscreen do seu aparelho ver as marcas de dedo na tela? Esta patente da microsoft promete acabar com isso.


Windows Phone 7:
O Windows Phone 7 já presente em aparelhos da HTC e Nokia, oferecem uma forma diferente de interação em comparação ao iphone e ao Android. A distribuição dos elementos é baseado num grid que exibe as funcionalidades de forma muito mais elegante e imagética, permitindo certa customização do que queremos ver e como queremos ver.


Windows 8 (Tablet):

Segue o mesmo conceito do windows phone, oferecendo uma forma de interação baseada em grids.


Holodesk:

Holodesk pode ser considerado uma evolução da realidade aumentada, com ajuda do Kinect você pode interagir com elementos virtuais, ou seja, você consegue tocar, puxar, jogar, empurrar projeções holográficas. Divertido né? Consigo imaginar muitas formas de utilizar isso de forma comercial ou para games.


Omni Touch:

Por último o Omni Touch, é um projeto que visa portar um celular, um tablet ou qualquer outro tipo de interação para qualquer superficie de forma que você consiga visualizar e interagir com as projeções.

Conclusão:
Para aqueles que acharam que a Microsoft estava morta, que o Windows Phone 7 seria um fracasso e que ela não seria capaz de inovar em qualquer sentido, acho que esses projetos mostram que a Microsoft é uma empresa que passou a somar no mercado, oferecendo experiências diferenciadas e capazes de se desenvolver em novas formas de interação num futuro bem próximo.  Isso significa variedade, possibilidade de escolha e novas formas de interação, o que para mim é ótimo!

Mais alguns vídeos do Microsoft Surface:

Já se imaginou jogar RPG assim:


Microsoft Surface 2 (2011):

Anúncios

1 comentário

  1. cebesjr · novembro 21, 2011

    Curti muito a análise, esperemos para ver se os dispositivos vão mesmo funcionar ou será só “tela azul”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s