Análise de Interface: Google Imagens

Já tinha lido na semana passada que a busca de imagens do Google mudaria, mas não me atentei a isso. Hoje quando tive que buscar o mascote dos smartphones Android me deparei com uma surpresa boa: a interface havia mudado, e para melhor. Mais imersiva e elegante com toda certeza!

Análise Interface Antiga

A versão anterior trazia uma lista com grande quantidade de informação. Tínhamos um menu lateral com: outros tipos de busca e filtros, além disso, os thumbnails disputavam também com suas próprias descrições, url’s de origem e tamanhos da imagem. Enfim, uma infinidade de informação que acabavam gerando um ruído intenso em torno do principal elemento que deveria ser nosso ponto de foco. Ainda assim, era um sistema de busca bastante eficiente. Acho que me surpreendi hoje justamente porque já o considerava um bom mecanismo que, em minha opinião, ficou ainda melhor.

Abaixo uma análise mais pontual dos elementos da versão antiga:

Interface

Google Imagens versão antiga

1- A primeira área que temos contato é o input para busca. Ela já traz a palavra-chave que buscamos e permite realizar uma nova pesquisa desse exato ponto. Ao lado do botão para realizar a busca temos uma chamada para configurar um filtro de conteúdo.

2- O menu lateral, com as funcionalidades capazes de realizar uma mesma busca em outros produtos Google (Maps, Youtube, Shopping e etc…), dá inicio a uma disputa entre ele mesmo e a área de resultado da pesquisa propriamente dito.

3- Filtros são uma ferramenta agregadora, mas nem todo usuário sabe usar, gosta de usar ou tem tempo para construir um filtro com o qual possa atingir uma qualidade de resultados melhor. Ao realizar uma busca, por mais simples que seja, as opções de filtro já aparecem expostas para nós. Concordo que tenha de ser de fácil acesso, mas fácil não necessariamente quer dizer que as opções de filtro devam estar visíveis o tempo inteiro.

4- Os resultados de busca, além de terem que dividir espaço com o menu lateral, são elementos pouco imersivos. Trata-se de muita informação adicional exibida em proximidade, ocupando metade da área que o thumbnail em si ocupa. Assim como o filtro, essas informações como descrição da imagem, formato e url de origem poderiam ser exibidas somente no caso do usuário ter interesse real, ou seja, sob consulta.

02

De forma geral, somente depois de encontrar uma imagem que me interesse é que me disporei a acessá-la em seu tamanho e formato original. No modelo antigo o caminho era o seguinte: ao clicar em uma imagem era direcionado para um outra página com a imagem ampliada e com um outro link que possibilitava a visualização da mesma em seu tamanho real, seja ele qual fosse. Ou seja, ao final do processo eu era encaminhado para uma terceira tela. A sensação deixada passava a ideia de que estava saindo a todo momento do ambiente de busca, indo para um destino incerto.

Análise Interface Nova

Qual a primeira coisa que reparamos nessa interface nova? As imagens ganharam destaque, não dividem mais espaço com o menu lateral ou com as informações referentes à cada uma delas. A busca tornou as imagens seu principal elemento de interesse, deu um peso maior a elas de forma bastante imersiva, justamente por possibilitar que a pessoa concentre sua atenção nelas. Sem ter algo que interfira ou magnetize sua atenção.

Abaixo uma análise mais pontual dos elementos da versão atual:

03

1- O primeiro ponto continua praticamente igual. O input de busca permanece sendo nossa âncora, a única mudança foi o agrupamento do filtro de conteúdo às funcionalidades secundárias.

2- O menu lateral foi simplificado e inserido dentro de uma estrutura hierárquica que favorece a visualização das imagens.

3- Os filtros foram agrupados dentro de um botão ao lado do menu. Assim, tornam-se uma funcionalidade opcional, de fácil acesso para aqueles que precisam ou desejam, mas respeitando a área destinada aos resultados.

 4-Uma adição muito bem vinda, foi a sugestão de pequisas similares. Com certeza se ao buscar pela palavra café não encontrar as imagens esperadas, tentarei realizar uma nova busca com a mesma palavra-chave mas em situações diferentes, e.x: Café Torrado.

 5- As imagens distribuídas através de um grid tornaram a pesquisa mais elegante. Além disso, permitiram-na que, através de uma arquitetura da informação bem definida, se desenvolvesse de forma inteligente e intuitiva. Afinal, se você realiza uma pesquisa o mais importante de se visualizar são os resultados. Detalhe: ao passar o mouse em cima da imagens visualizamos a url de origem e suas dimensões.

04

Ao clicar em uma imagem não sou mais redirecionado, la aparece ampliada por cima da busca. Esta por sua vez, está contida em uma interface que utiliza uma área de contraste para gerar margens de segurança, garantido assim uma visualização que preza pela integridade da imagem afastando qualquer possível ruído. As informações da imagem também foram melhor organizadas. Os links para visitar site de origem; visualizar a imagem original; e detalhes da imagem tiverem suas taxonomias alteradas e de simples links se tornaram botões.

 Conclusão

 A nova interface usufrui de uma estrutura organizacional muito melhor. As funcionalidades agora tem pesos diferentes, o resultado da busca é a prioridade, o usuário deve conseguir focar no conteúdo apresentado e escolher com agilidade as imagens desejadas. Como agora existem menos redirecionamentos o usuário têm uma fadiga menor. A seleção de imagens é feita praticamente num mesmo ambiente o que reduz a possibilidade de se frustar ou abrir diversas imagens em abas diferentes. É um ótimo exemplo de como uma Arquitetura da Informação bem definida pode simplificar o trabalho do usuário final.

Pra quem tiver curiosidade em navegar nos dois:

Google Imagens (Antigo):
http://ow.ly/hkjgh

Google Imagens (Novo):
http://ow.ly/hkjiz

Anúncios

1 comentário

  1. Henrique Lobo (@haslobo) · fevereiro 1, 2013

    Parabéns, belo post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s