Análise: Nova Interface Americanas.com

Recentemente a Loja virtual das Americanas apresentou uma nova interface, em relação a anterior eu pessoalmente achei a nova muito agradável, percebendo no instante em que o site abriu, uma clareza maior nas informações. Acredito que ainda tinha a imagem do site antigo e portanto foi mais fácil enxergar as mudanças.

Antes de mostrar o site novo, caso ainda não tenham visto, visualizem este modelo antigo. Percebem como a barra de busca não possui o destaque que ela merece? Se você entra em uma loja virtual pela primeira vez, a barra de busca será o seu porto-seguro, caso você não encontre o produto nas categorias exibidas, ou ainda que não saiba a que categoria pertença determinado item, a barra de busca será o seu principal objeto de desejo no site. Para usuários mais experientes, uma rápida olhadela nas promoções da capa e direto para categoria onde já tenha visto o produto ou direto para barra de busca. Este cabeçalho apresenta um número excessivo de informações, inclusive informações que deveria auxiliar o usuário na navegação. É como quando você entra em uma loja física e existem vários itens que eles deixam perto da saída ou do caixa para tentar te induzir a comprar.

O segundo ponto que posso destacar é a quebra da ordem de leitura por conta das propagandas após o menu, as propagandas dividem claramente o mesmo da área do conteúdo e por conta disso foi necessário replicar o botão que permite o usuário acessar os 34 departamentos do site.

Por último, os títulos das categorias no menu esquerdo em vermelho acabam por prejudicar a leitura ao invés de evidenciar as categorias, o vermelho já é muito utilizado no site então nossa mente e visão se habituam com a cor.

Agora vamos ao novo site:

Primeira coisa que reparamos, como o menu está um pouco mais claro e consegue manter o foco para si próprio? A Barra de busca ganhou mais destaque e o menu do lado esquerdo foi aperfeiçoado, ele se destaca de forma inteligente, se posicionando como um conjunto de informações secundárias, o que de fato são e com isso fortalecendo o contraste entre o menu e a área de conteúdo. No cabeçalho até mesmo a marca Americanas foi suavizada para reduzir a poluição de informações naquela área. A propaganda que dividia o menu e a área de conteúdo foi retirada e não é mais necessário replicar o botão “Todos os departamentos”.

Embora tenha melhorado muito, eu fiz uma análise bem profunda na região do cabeçalho e vi que algumas informações podiam ser agrupadas de uma forma melhor e com isso garantir um melhor desempenho a tudo que o site se propõem, a sua principal funcionalidade, que é guiar o usuário através das categorias e palavras-chave até o produto desejado.

Minha análise:

Todas as informações que dizem respeito a um usuário já cadastrado ou que queira se cadastrar no site, foram colocadas no canto direito superior do menu, inclusive a seção “Suporte”. Os links referentes ao serviços auxiliares para clientes, como por exemplo, venda de passagens áreas, venda de ingressos, como comprar e outros foram inseridos em uma aba no menu chamada Serviços, dando assim o destaque merecido.

Venda de ingressos, filmes e passagens áreas podem ser reforçados em banner’s e propagandas de forma inteligente no conteúdo do site, mas agrupar uma quantidade grande de informações no cabeçalho só prejudica a navegação . Em relação a área de conteúdo achei a o resultado bastante satisfatório e não entrarei nos detalhes de anúncios e áreas publicitárias que entram em dilemas de acordos e questões contactuais.

Para finalizar, abaixo a imagem do site novo com o cabeçalho que propus:

3 comentários

  1. Gabriel Barboza · outubro 28, 2010

    Realmente é bom apostar na simplicidade e usabilidade afim de gerar boas experiências para usuários, pq isso fará com que volte e compre sempre, mas se o usuário se perde e não acha o produto, fica frustrado e acaba por deixar o site em questão de lado.

    Muito bacana o post, tah de parabéns!

  2. reusmachado · outubro 28, 2010

    Muito boa análise! Está de parabéns.
    E a proposta ficou filé.
    Continue escrevendo q está ficando cada vez melhor.
    Um abraço

  3. Will · março 31, 2011

    Muito interessante a análise. Só não concordo com a avaliação sobre a falta de destaque da busca na versão antiga.

    Ótimos artigos.

    Abraço!

Deixe um comentário